segunda-feira, 16 de julho de 2012

Equipe participa do XI Encontro Sobre Investigação na Escola em Bagé/RS


Equipe do projeto Arte e Matemática/Grupo de Estudos Interdisciplinares Arte e Matemática – GEIAM, vinculado ao IMEF, participaram nos dias 13 e 14 de julho do XI Encontro Sobre Investigação na Escola. A comitiva do projeto composta por 8 integrantes apresentou ao todo 7 trabalhos que relatam as experiências vividas durante o ano de 2011 referente as ações do projeto nas escolas da rede pública de Rio Grande.
Os trabalhos intitulados “Projeto Arte e Matemática: possibilidades interdisciplinares no ambiente educativo”, “Reflexões e reconstruções a partir da prática interdisciplinar”, “A experiência de licenciandos no projeto Arte e Matemática”, “Vivenciando a prática”, “Aprendizagens no contexto do projeto Arte e Matemática”, “Arte e Matemática: uma experiência interdisciplinar” e “A interdisciplinaridade ajudando a complementar o ensino escolar”, cujo tema central é a interdisciplinaridade foram discutidos em grande estilo, e as idéias compartilhadas poderão (re)significar as práticas pedagógicas.
A equipe retorna de Bagé, com o objetivo reforçado, buscando cada vez mais criar espaços de discussão entre a formação inicial e continuada de professores por meios de situações de aprendizagens dinâmicas e contextualizadas.

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Arte e Matemática e uma nova lenda sobre o Tangram

Era uma vez...

Um menino que andava pelo campo quando avistou uma tela branca de pintura, na qual próxima a ela tinham muitos potes de tintas e vários pinceis.

O menino como gostava muito de pintar, pegou o pincel, e começou a pintar a tela. Muito feliz avistou seus amigos e os chamou para que juntos pintassem a tela.

Os amigos prontamente foram ao seu chamado e se divertiam pintando quando de repente um raio caiu bem no meio da tela partindo-a em 7 peças, e como em um passe de mágica as peças criaram vida e começaram a se formar em diversas figuras, figuras estas que o menino e seus amigos estavam pintando antes do raio cair sobre a tela.

Desesperados sem saber o que fazer, as crianças mostravam um certo encantamento com sua imaginação criando vida com um pouco de receio, correndo de um lado para o outro do campo vendo aquelas mágicas formas se formando em diferentes figuras, até que o menino percebe que as tintas haviam acabado e ao perceberem isso as formas haviam voltado ao lugar.

Assim eles perceberam que nada havia passado de uma linda e inesquecível viagem de sua imaginação ao mundo das formas e da magia das cores.