sexta-feira, 22 de junho de 2012

Acontecerá na FURG o 1º Seminário Nacional Interdisciplinaridade na Escola – 1º SNIE


O 1º Seminário Nacional Interdisciplinaridade na Escola - 1º SNIE, com o tema "Os desafios que geram possibilidades" é uma das ações do Grupo de Estudos Interdisciplinares Arte e Matemática - GEIAM, vinculado ao Instituto de Matemática, Estatística e Física - IMEF da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. O evento tem por objetivo a constituição de uma rede de formação que buscará, compreender, compartilhar e discutir sobre as possibilidades do trabalho interdisciplinar nos mais diferenciados ambientes educativos. Por meio de palestras, apresentações de trabalhos, oficinas e exposições, pretendemos dar visibilidade as ações interdisciplinares desenvolvidas pelos profissionais que acreditam nesta metodologia. O evento será realizado dias 20, 21 e 22 de novembro de 2012 na cidade de Rio Grande/RS, nas dependências do CIDEC-SUL da FURG.
Os trabalhos poderão ser enviados a partir do dia 15 de junho até o dia 15 de julho de 2012, os interessados em realizar exposições artísticas devem submeter suas propostas de 01 de julho a 30 de agosto e as inscrições como ouvintes já estão abertas.
Para mais informações acessem o site: www.geiam.furg.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arte e Matemática e uma nova lenda sobre o Tangram

Era uma vez...

Um menino que andava pelo campo quando avistou uma tela branca de pintura, na qual próxima a ela tinham muitos potes de tintas e vários pinceis.

O menino como gostava muito de pintar, pegou o pincel, e começou a pintar a tela. Muito feliz avistou seus amigos e os chamou para que juntos pintassem a tela.

Os amigos prontamente foram ao seu chamado e se divertiam pintando quando de repente um raio caiu bem no meio da tela partindo-a em 7 peças, e como em um passe de mágica as peças criaram vida e começaram a se formar em diversas figuras, figuras estas que o menino e seus amigos estavam pintando antes do raio cair sobre a tela.

Desesperados sem saber o que fazer, as crianças mostravam um certo encantamento com sua imaginação criando vida com um pouco de receio, correndo de um lado para o outro do campo vendo aquelas mágicas formas se formando em diferentes figuras, até que o menino percebe que as tintas haviam acabado e ao perceberem isso as formas haviam voltado ao lugar.

Assim eles perceberam que nada havia passado de uma linda e inesquecível viagem de sua imaginação ao mundo das formas e da magia das cores.