sábado, 8 de dezembro de 2012

Grupo promove encontro com a Profa. Ana Maria Varella

O grupo de Estudos Interdisciplinares Arte e Matemática promoveu encontro de estudos com a professora Ana Maria Ramos sanchez Varella no dia 19 de novembro de 2012.  a professora que é Pós-doutora em Interdisciplinaridade. Doutora em Educação: Currículo, linha de pesquisa Interdisciplinaridade. Mestre em Gerontologia. Psicopedagoga - PUC/SP. Graduada em Letras - UniPaulistana. Professora Titular da Universidade Paulista, UNIP e professora convidada Centro Universitário Metropolitano de São Paulo, UNIFIG. Pesquisadora dos grupos GEPI(Grupo de Estudos e Pesquisas em Interdisciplinaridade) , FIQUE(Grupo de Estudos e Pesquisas em Física Quântica) e INTERESPE. Autora das obras: A Comunicação Interdisciplinar na Educação, encontros e desencontros, nada é por acaso, Envelhecer com Desenvolvimento Pessoal e Quinta série, um bicho de sete cabeças?  No encontro, foram debatidos temas que circundam as rodas de conversação do grupo no sentido de ampliar as possibilidades do trabalho interdisciplinar. A participação da professora em nosso grupo fortaleceu a necessidade da continuidade das pesquisas sobre o tema, bem como nos incentivou a sonhar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arte e Matemática e uma nova lenda sobre o Tangram

Era uma vez...

Um menino que andava pelo campo quando avistou uma tela branca de pintura, na qual próxima a ela tinham muitos potes de tintas e vários pinceis.

O menino como gostava muito de pintar, pegou o pincel, e começou a pintar a tela. Muito feliz avistou seus amigos e os chamou para que juntos pintassem a tela.

Os amigos prontamente foram ao seu chamado e se divertiam pintando quando de repente um raio caiu bem no meio da tela partindo-a em 7 peças, e como em um passe de mágica as peças criaram vida e começaram a se formar em diversas figuras, figuras estas que o menino e seus amigos estavam pintando antes do raio cair sobre a tela.

Desesperados sem saber o que fazer, as crianças mostravam um certo encantamento com sua imaginação criando vida com um pouco de receio, correndo de um lado para o outro do campo vendo aquelas mágicas formas se formando em diferentes figuras, até que o menino percebe que as tintas haviam acabado e ao perceberem isso as formas haviam voltado ao lugar.

Assim eles perceberam que nada havia passado de uma linda e inesquecível viagem de sua imaginação ao mundo das formas e da magia das cores.