sábado, 8 de dezembro de 2012

Projeto realiza "CURSO DE PINTURA INTERDISCIPLINAR: ARTICULANDO ARTE E MATEMÁTICA NO CONTEXTO DO PROCESSO DE CRIAÇÃO"



O curso de pintura intitulado “CURSO DE PINTURA INTERDISCIPLINAR: ARTICULANDO ARTE E MATEMÁTICA NO CONTEXTO DO PROCESSO DE CRIAÇÃO”  realizado nos dias 3, 4 e 5 de setmbro de 2012 teve como objetivo contextualizar diferentes períodos da arte, as relações interdisciplinares que são perceptíveis em alguns períodos artísticos,  manuseio de equipamento como réguas e compassos, técnicas artísticas e processo de criação. Foi oferecido para 25 alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental da Escola Altamir de Lacerda da cidade do Rio Grande. O curso foi desenvolvido em três dia da semana, com duração de 12h/a, sendo o primeiro dia destinado a criação de um espaço de discussão, no qual foram debatidos assuntos referente a arte, como alguns períodos artísticos,  como também o que seria apresentado nos demais dias de curso. Já no segundo dia, mostramos alguns artistas que utilizam matemática em suas obras, eixos de simetria através do teste Rorschach, utilização de réguas e compassos, uso de técnicas artísticas e a composição básica da linguagem visual. No terceiro e último dia de encontro foi feita a construção dos portfólios, a esquematização e a pintura das telas.
Com o trabalho, buscamos explorar as habilidades artísticas dos alunos através de atividades dinâmicas e diferenciadas das que os alunos vivem em sala de aula. No decorrer das ações, as relações entre a Arte e Matemática se evidenciavam cada vez mais, e as técnicas de pintura, bem como a utilização das ferramentas como compasso e régua elucidam a relação existente entre as disciplinas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arte e Matemática e uma nova lenda sobre o Tangram

Era uma vez...

Um menino que andava pelo campo quando avistou uma tela branca de pintura, na qual próxima a ela tinham muitos potes de tintas e vários pinceis.

O menino como gostava muito de pintar, pegou o pincel, e começou a pintar a tela. Muito feliz avistou seus amigos e os chamou para que juntos pintassem a tela.

Os amigos prontamente foram ao seu chamado e se divertiam pintando quando de repente um raio caiu bem no meio da tela partindo-a em 7 peças, e como em um passe de mágica as peças criaram vida e começaram a se formar em diversas figuras, figuras estas que o menino e seus amigos estavam pintando antes do raio cair sobre a tela.

Desesperados sem saber o que fazer, as crianças mostravam um certo encantamento com sua imaginação criando vida com um pouco de receio, correndo de um lado para o outro do campo vendo aquelas mágicas formas se formando em diferentes figuras, até que o menino percebe que as tintas haviam acabado e ao perceberem isso as formas haviam voltado ao lugar.

Assim eles perceberam que nada havia passado de uma linda e inesquecível viagem de sua imaginação ao mundo das formas e da magia das cores.