O
curso de pintura intitulado “CURSO DE PINTURA INTERDISCIPLINAR: ARTICULANDO
ARTE E MATEMÁTICA NO CONTEXTO DO PROCESSO DE CRIAÇÃO” realizado nos dias 3, 4 e 5 de setmbro de 2012 teve como objetivo contextualizar diferentes
períodos da arte, as relações interdisciplinares que são perceptíveis em alguns
períodos artísticos, manuseio de
equipamento como réguas e compassos, técnicas artísticas e processo de criação.
Foi oferecido para 25 alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental da Escola
Altamir de Lacerda da cidade do Rio Grande. O curso foi desenvolvido em três
dia da semana, com duração de 12h/a, sendo o primeiro dia destinado a criação
de um espaço de discussão, no qual foram debatidos assuntos referente a arte,
como alguns períodos artísticos, como
também o que seria apresentado nos demais dias de curso. Já no segundo dia, mostramos
alguns artistas que utilizam matemática em suas obras, eixos de simetria
através do teste Rorschach, utilização de réguas e compassos, uso de técnicas
artísticas e a composição básica da linguagem visual. No terceiro e último dia
de encontro foi feita a construção dos portfólios, a esquematização e a pintura
das telas.sábado, 8 de dezembro de 2012
Projeto realiza "CURSO DE PINTURA INTERDISCIPLINAR: ARTICULANDO ARTE E MATEMÁTICA NO CONTEXTO DO PROCESSO DE CRIAÇÃO"
O
curso de pintura intitulado “CURSO DE PINTURA INTERDISCIPLINAR: ARTICULANDO
ARTE E MATEMÁTICA NO CONTEXTO DO PROCESSO DE CRIAÇÃO” realizado nos dias 3, 4 e 5 de setmbro de 2012 teve como objetivo contextualizar diferentes
períodos da arte, as relações interdisciplinares que são perceptíveis em alguns
períodos artísticos, manuseio de
equipamento como réguas e compassos, técnicas artísticas e processo de criação.
Foi oferecido para 25 alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental da Escola
Altamir de Lacerda da cidade do Rio Grande. O curso foi desenvolvido em três
dia da semana, com duração de 12h/a, sendo o primeiro dia destinado a criação
de um espaço de discussão, no qual foram debatidos assuntos referente a arte,
como alguns períodos artísticos, como
também o que seria apresentado nos demais dias de curso. Já no segundo dia, mostramos
alguns artistas que utilizam matemática em suas obras, eixos de simetria
através do teste Rorschach, utilização de réguas e compassos, uso de técnicas
artísticas e a composição básica da linguagem visual. No terceiro e último dia
de encontro foi feita a construção dos portfólios, a esquematização e a pintura
das telas.Outras postagens
- Realizada a oficina Arte e Matemática Explorando Circulo e Circunferência na Arte Linear na Escola Mascarenhas de Moraes
- Oficina com alunos do 6º ano da Escola Augusto Duprat
- Programa realiza oficinas para séries iniciais do Ensino Fundamental
- Realizada oficina Arte e Matemática : as formas geométricas que formam e se transformam
- Oficina Arte e Matemática saindo do convencional: o tangram do bi ao tridimensional é realizada na Escola Altamir de Lacerda izada
- Grupo promove encontro com a Profa. Ana Maria Varella
- Oficina "Arte e Matemática: o cubismo revelado nas formas da geometria espacial"
- 2ª oficina - "Do mais ao menos, Arte e Matemática em movimento" - 20/08/11
- Arte e Matemática: construindo formas, transformando cores encerra semana de oficinas na Escola Altamir
- Arte e Matemática no Sarau
Arte e Matemática e uma nova lenda sobre o Tangram
Era uma vez...
Um menino que andava pelo campo quando avistou uma tela branca de pintura, na qual próxima a ela tinham muitos potes de tintas e vários pinceis.
O menino como gostava muito de pintar, pegou o pincel, e começou a pintar a tela. Muito feliz avistou seus amigos e os chamou para que juntos pintassem a tela.
Os amigos prontamente foram ao seu chamado e se divertiam pintando quando de repente um raio caiu bem no meio da tela partindo-a em 7 peças, e como em um passe de mágica as peças criaram vida e começaram a se formar em diversas figuras, figuras estas que o menino e seus amigos estavam pintando antes do raio cair sobre a tela.
Desesperados sem saber o que fazer, as crianças mostravam um certo encantamento com sua imaginação criando vida com um pouco de receio, correndo de um lado para o outro do campo vendo aquelas mágicas formas se formando em diferentes figuras, até que o menino percebe que as tintas haviam acabado e ao perceberem isso as formas haviam voltado ao lugar.
Assim eles perceberam que nada havia passado de uma linda e inesquecível viagem de sua imaginação ao mundo das formas e da magia das cores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário