sábado, 20 de agosto de 2011
2ª oficina - "Do mais ao menos, Arte e Matemática em movimento" - 20/08/11
Outras postagens
- Realizada a oficina Arte e Matemática Explorando Circulo e Circunferência na Arte Linear na Escola Mascarenhas de Moraes
- Programa realiza oficinas para séries iniciais do Ensino Fundamental
- Oficina com alunos do 6º ano da Escola Augusto Duprat
- Realizada oficina Arte e Matemática : as formas geométricas que formam e se transformam
- Oficina Arte e Matemática saindo do convencional: o tangram do bi ao tridimensional é realizada na Escola Altamir de Lacerda izada
- Grupo promove encontro com a Profa. Ana Maria Varella
- Oficina "Arte e Matemática: o cubismo revelado nas formas da geometria espacial"
- 2ª oficina - "Do mais ao menos, Arte e Matemática em movimento" - 20/08/11
- Arte e Matemática: construindo formas, transformando cores encerra semana de oficinas na Escola Altamir
- Arte e Matemática no Sarau
Arte e Matemática e uma nova lenda sobre o Tangram
Era uma vez...
Um menino que andava pelo campo quando avistou uma tela branca de pintura, na qual próxima a ela tinham muitos potes de tintas e vários pinceis.
O menino como gostava muito de pintar, pegou o pincel, e começou a pintar a tela. Muito feliz avistou seus amigos e os chamou para que juntos pintassem a tela.
Os amigos prontamente foram ao seu chamado e se divertiam pintando quando de repente um raio caiu bem no meio da tela partindo-a em 7 peças, e como em um passe de mágica as peças criaram vida e começaram a se formar em diversas figuras, figuras estas que o menino e seus amigos estavam pintando antes do raio cair sobre a tela.
Desesperados sem saber o que fazer, as crianças mostravam um certo encantamento com sua imaginação criando vida com um pouco de receio, correndo de um lado para o outro do campo vendo aquelas mágicas formas se formando em diferentes figuras, até que o menino percebe que as tintas haviam acabado e ao perceberem isso as formas haviam voltado ao lugar.
Assim eles perceberam que nada havia passado de uma linda e inesquecível viagem de sua imaginação ao mundo das formas e da magia das cores.
Olá,
ResponderExcluirPessoal acredito que todo o grupo saiu com a sensação de tarefa cumprida, pois o encontro foi muito produtivo. Ao ver os educandos realizando a conexão da matemática com as demais ciências, e reconhecendo que a mesma esta presente em nosso cotidiano é algo mágico! Ver a alegria nos rostos dos estudantes é a nossa recompensa. Parabéns ao grupo pelo empenho e dedicação.
Abraços !!!
Vanessa
Com certeza o trabalho foi recompensador!
ResponderExcluirOs alunos curtiram muito todo trabalho que foi desenvolvido e a forma de como foi desenvolvido.
Pauliane Amaral
Confesso que esta oficina deu um trabalhão, foram muitas horas envolvido na estruturação e na elaboração. Entretanto, acredito que valeu a pena pois acredito que os alunos gostaram de sair um pouco da rotina e participar da oficina. Vamos continuar, ainda temos muito trabalho pela frente e acredito que estamos indo no caminho certo.
ResponderExcluirTiago