sábado, 20 de agosto de 2011

2ª oficina - "Do mais ao menos, Arte e Matemática em movimento" - 20/08/11

Realizada na manhã de sábado, dia 20 de agosto com 25 alunos, a oficina de foi desenvolvida em torno de um jogo de trilha no qual foram abordados diversos conteúdos do 7º ano do ensino fundamental. Para o trabalho, utilizamos uma trilha feita em papel pardo tendo como origem a origem da reta numérica. No jogo, a trilha era composta de 15 casas positivas e negativas denominadas "Casas Temáticas", as quais tinham perguntas relacionadas aos conteúdos do currículo escolar de Arte e Matemática de forma contextualizada (comidas típicas, danças, cores, pintores brasileiros, famosos, brinquedos e brincadeiras, datas comemorativas, festas, números, pontos turísticos, lendas e mitos, reciclagem, mímica e troca de pino) . A oficina teve início com a elaboração das bandeiras das equipes, visando a construção da identidade dos mesmos. Logo após, os alunos numeraram as casas de forma ordenada, partindo da origem rumo ao + e ao - infinito. Organizados os números os alunos distribuíram os temas nas casas conforme suas vontades. Para movimentarem-se na trilha os jogadores utilizaramdois dados com os números 0, 1, 2, -1 e -2, os quais deverão ser jogados simultaneamente, devendo realizar a operação de soma ou subtração e andar na trilha conforme o resultado obtido. Ao chegar na casa, o aluno sorteava uma pergunta referene ao tema e sua equipe respondia. No jogo vencia quem cjegasse primeiro a uma das extremidades. No trabalho, podemos dar autonomia aos alunos, bem como explorar os conceitos de forma lúdica e divertida.

3 comentários:

  1. Olá,
    Pessoal acredito que todo o grupo saiu com a sensação de tarefa cumprida, pois o encontro foi muito produtivo. Ao ver os educandos realizando a conexão da matemática com as demais ciências, e reconhecendo que a mesma esta presente em nosso cotidiano é algo mágico! Ver a alegria nos rostos dos estudantes é a nossa recompensa. Parabéns ao grupo pelo empenho e dedicação.
    Abraços !!!
    Vanessa

    ResponderExcluir
  2. Com certeza o trabalho foi recompensador!
    Os alunos curtiram muito todo trabalho que foi desenvolvido e a forma de como foi desenvolvido.

    Pauliane Amaral

    ResponderExcluir
  3. Confesso que esta oficina deu um trabalhão, foram muitas horas envolvido na estruturação e na elaboração. Entretanto, acredito que valeu a pena pois acredito que os alunos gostaram de sair um pouco da rotina e participar da oficina. Vamos continuar, ainda temos muito trabalho pela frente e acredito que estamos indo no caminho certo.

    Tiago

    ResponderExcluir

Arte e Matemática e uma nova lenda sobre o Tangram

Era uma vez...

Um menino que andava pelo campo quando avistou uma tela branca de pintura, na qual próxima a ela tinham muitos potes de tintas e vários pinceis.

O menino como gostava muito de pintar, pegou o pincel, e começou a pintar a tela. Muito feliz avistou seus amigos e os chamou para que juntos pintassem a tela.

Os amigos prontamente foram ao seu chamado e se divertiam pintando quando de repente um raio caiu bem no meio da tela partindo-a em 7 peças, e como em um passe de mágica as peças criaram vida e começaram a se formar em diversas figuras, figuras estas que o menino e seus amigos estavam pintando antes do raio cair sobre a tela.

Desesperados sem saber o que fazer, as crianças mostravam um certo encantamento com sua imaginação criando vida com um pouco de receio, correndo de um lado para o outro do campo vendo aquelas mágicas formas se formando em diferentes figuras, até que o menino percebe que as tintas haviam acabado e ao perceberem isso as formas haviam voltado ao lugar.

Assim eles perceberam que nada havia passado de uma linda e inesquecível viagem de sua imaginação ao mundo das formas e da magia das cores.