quarta-feira, 16 de maio de 2012

Projeto realiza aula inaugural

A equipe do projeto Arte e Matemática: possibilidades interdisciplinares no ambiente educativo, vinculado ao Instituto de Matemática, Estatística e Física - IMEF, coordenado pela professora Marília Nunes Dall'Asta e por Tiago Dziekaniak Figueiredo, realizou nesta última terça-feira a Aula Inaugural do projeto. Esta atividade serviu para dar início as ações extensionistas da equipe do projeto junto aos alunos do 6º ao 9º ano da E.M.E.F. Dr. Altamir de Lacerda Nascimento. A aula foi marcada pela palestra da professora Maria de Fátima Baldez Rodrigues, tendo como título "Arte e Matemática: compreendendo a teoria dos números complexos através da geometria fractal", buscando estabelecer relações básicas entre algumas obras de arte e os conceitos matemáticos. Além da palestra, foi mostrado um vídeo institucional sobre as ações do projeto no ano de 2011 e também a exibição de um dos vídeos da coleção "Arte e Matemática" de Luiz Barco, gravado pela TV Escola.
O projeto, contemplado pelo edital nº 4 PROEXT - MEC/SESU 2011, prevê a realização de diversas oficinas pedagógicas, encontros de estudo, organização do 1º Seminário Nacional Sobre Interdisciplinaridade na Escola, entre outras ações que visam contribuir para a melhoria da qualidade do ensino e o envolvimento direto dos licenciandos no ambiente educativo.

 Tiago Figueiredo iniciando as atividades
 Profa. Maria de Fátima Baldez Rodrigues
Equipe do projeto

2 comentários:

  1. Olá!

    A aula inaugural superou todas as espectativas. Parabéns Maria, o encontro foi dinâmico e divertido.O grupo esta de parabéns!!!

    Abraços!
    Vanessa

    ResponderExcluir
  2. Pois é Vanessa, eu tbm adorei o encontro. Espero que nossas oficinas sigam da mesma forma!!! Parabéns à todos os envolvidos!!!!

    ResponderExcluir

Arte e Matemática e uma nova lenda sobre o Tangram

Era uma vez...

Um menino que andava pelo campo quando avistou uma tela branca de pintura, na qual próxima a ela tinham muitos potes de tintas e vários pinceis.

O menino como gostava muito de pintar, pegou o pincel, e começou a pintar a tela. Muito feliz avistou seus amigos e os chamou para que juntos pintassem a tela.

Os amigos prontamente foram ao seu chamado e se divertiam pintando quando de repente um raio caiu bem no meio da tela partindo-a em 7 peças, e como em um passe de mágica as peças criaram vida e começaram a se formar em diversas figuras, figuras estas que o menino e seus amigos estavam pintando antes do raio cair sobre a tela.

Desesperados sem saber o que fazer, as crianças mostravam um certo encantamento com sua imaginação criando vida com um pouco de receio, correndo de um lado para o outro do campo vendo aquelas mágicas formas se formando em diferentes figuras, até que o menino percebe que as tintas haviam acabado e ao perceberem isso as formas haviam voltado ao lugar.

Assim eles perceberam que nada havia passado de uma linda e inesquecível viagem de sua imaginação ao mundo das formas e da magia das cores.