sábado, 19 de maio de 2012

Equipe inicia ciclo de oficinas de 2012


Ocorreu na manhã de sábado, dia 19 de maio de 2012, a oficina intitulada "Arte e Matemática: o Movimento Cubista revelado nas formas da geometria espacial". O trabalho foi desenvolvido com 40 alunos do 6º ano da E.M.E.F. Dr. Altamir de lacerda Nascimento e abordou, em especial, a obra "La fábrica de Horta d´Ebre - 1909" de Pablo Picasso, trabalhando de forma interdisciplinar na exploração das formas geométricas que a compõe, envolvendo a planificação de sólidos, a exploração geométrica dos mesmos como por exemplo: arestas, vértices e faces. o trabalho teve como encerramento a construção coletiva de uma tela tridimensional com as formas geométricas criadas pelos alunos. A oficina deu início ao ciclo de atividades previstas no projeto.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arte e Matemática e uma nova lenda sobre o Tangram

Era uma vez...

Um menino que andava pelo campo quando avistou uma tela branca de pintura, na qual próxima a ela tinham muitos potes de tintas e vários pinceis.

O menino como gostava muito de pintar, pegou o pincel, e começou a pintar a tela. Muito feliz avistou seus amigos e os chamou para que juntos pintassem a tela.

Os amigos prontamente foram ao seu chamado e se divertiam pintando quando de repente um raio caiu bem no meio da tela partindo-a em 7 peças, e como em um passe de mágica as peças criaram vida e começaram a se formar em diversas figuras, figuras estas que o menino e seus amigos estavam pintando antes do raio cair sobre a tela.

Desesperados sem saber o que fazer, as crianças mostravam um certo encantamento com sua imaginação criando vida com um pouco de receio, correndo de um lado para o outro do campo vendo aquelas mágicas formas se formando em diferentes figuras, até que o menino percebe que as tintas haviam acabado e ao perceberem isso as formas haviam voltado ao lugar.

Assim eles perceberam que nada havia passado de uma linda e inesquecível viagem de sua imaginação ao mundo das formas e da magia das cores.