sábado, 18 de junho de 2011

Projeto receberá auxílio pelo programa PROEXT 2011 – MEC/SESu


O projeto Arte e Matemática: possibilidades interdisciplinares no ambiente educativo, de autoria da professora Marília Nunes Dall’ Asta e dos acadêmicos Tiago Dziekaniak Figueiredo (Matemática-Licenciatura) e José Alexandre Ferreira da Costa (Artes Visuais – Licenciatura e Bacharelado), com o apoio da acadêmica Vanessa Silva da Luz e da professora Rossana Daniela Cordeiro Leiria, foi contemplado no edital nº 4 do Programa de Extensão Universitária – PROEXT 2011 – MEC/SESu.
O projeto visa à criação de um espaço de reflexão e discussão acerca do uso de materiais concretos imbricados para o ensino interdisciplinar entre as áreas de Arte e Matemática no contexto escolar, incorporando a leitura de imagem, análise visual e sensorial, através da alfabetização visual e atividades lúdicas de criação e construção de materiais concretos para facilitar o aprendizado dos conceitos matemáticos.
As ações destinam-se a professores de Artes e Matemática e a estudantes do Ensino Fundamental de duas escolas da rede pública de ensino da Cidade do Rio Grande/RS, as quais são responsáveis pela educação de um número expressivo de crianças e adolescentes em situação de risco social. Tendo como encerramento das atividades a realização do I Congresso sobre interdisciplinaridade escolar, que terá como público-alvo 250 participantes (100 professores da Educação Básica, 100 acadêmicos dos cursos de licenciatura e 50 alunos da pós- graduação), os quais terão a oportunidade de conhecer, compartilhar e discutir sobre as múltiplas possibilidades do trabalho interdisciplinar no ambiente educativo.
O projeto tem como equipe, acadêmicos do curso de Matemática Licenciatura, Matemática aplicada e Artes Visuais, mestrandos e doutorandos do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, além de professores da educação básica.
O PROEXT 2011 – MEC/SESu é um instrumento que abrange programas e projetos de extensão universitária, com ênfase na inclusão social nas suas mais diversas dimensões, visando aprofundar ações políticas que venham fortalecer a institucionalização da extensão no âmbito das Instituições Federais e Estaduais de Ensino Superior.
O projeto obteve a nota 91,75 e conquistou a 52ª colocação em nível nacional na área da educação, contemplado com a verba de R$ 49.905,45 que será destinada a compra de material de consumo e permanente, pagamento de bolsas de extensão, contratação de palestrantes e demais despesas planejadas para sua execução no ano de 2012.

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Arte e Matemática e uma nova lenda sobre o Tangram

Era uma vez...

Um menino que andava pelo campo quando avistou uma tela branca de pintura, na qual próxima a ela tinham muitos potes de tintas e vários pinceis.

O menino como gostava muito de pintar, pegou o pincel, e começou a pintar a tela. Muito feliz avistou seus amigos e os chamou para que juntos pintassem a tela.

Os amigos prontamente foram ao seu chamado e se divertiam pintando quando de repente um raio caiu bem no meio da tela partindo-a em 7 peças, e como em um passe de mágica as peças criaram vida e começaram a se formar em diversas figuras, figuras estas que o menino e seus amigos estavam pintando antes do raio cair sobre a tela.

Desesperados sem saber o que fazer, as crianças mostravam um certo encantamento com sua imaginação criando vida com um pouco de receio, correndo de um lado para o outro do campo vendo aquelas mágicas formas se formando em diferentes figuras, até que o menino percebe que as tintas haviam acabado e ao perceberem isso as formas haviam voltado ao lugar.

Assim eles perceberam que nada havia passado de uma linda e inesquecível viagem de sua imaginação ao mundo das formas e da magia das cores.