sábado, 18 de junho de 2011

Bolsistas do projeto apresentam trabalho no II CNEM – Congresso Nacional de Educação Matemática

Os Acadêmicos Tiago Dziekaniak Figueiredo (Matemática), José Alexandre Ferreira da Costa (Artes Visuais) e Vanessa Silva da Luz (Matemática) Participaram entre os dias 7 e 10 de junho do II CNEM – Congresso Nacional de Educação Matemática e do IX EREM – Encontro Regional de Educação Matemática, realizados na Universidade Regional do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUI, campus Ijui/RS.
O evento teve como tema “A “arte da invenção” do professor e do aluno de matemática”, tendo como objetivo reunir pesquisadores e estudantes para debater sobre o processo de formação/invenção do professor e do aluno de matemática (sujeitos que se constituem nas e a partir das práticas de poder-saber), além de questionar práticas que produzem os currículos de matemática, as ações em sala de aula, a distribuição dos tempos e dos espaços e os efeitos produzidos nos modos de ser, de conhecer e de constituição dos sujeitos.
O acadêmico Tiago Dziekaniak Figueiredo apresentou os trabalhos “Aprender ao ensinar: reflexões sobre o ensino de Matemática” com a orientação da Profa. Dra. Sheyla Costa Rodrigues na modalidade comunicação oral e o trabalho “A Arte potencializando aprendizagens matemáticas” na modalidade pôster com a orientação da Profa. MSc. Marília Nunes Dall’Asta.
Já o acadêmico José Alexandre Ferreira da Costa Apresentou o trabalho “A Arte potencializando aprendizagens matemáticas” na modalidade comunicação oral com a orientação da Profa. MSc. Marília Nunes Dall’Asta.
A acadêmica Vanessa Silva da Luz apresentou os trabalhos “Contextualizando conceitos físicos e matemáticos com aspectos históricos na cidade de Rio Grande” com a orientação do Prof. MSc. Valmir Heckler e “Estágio: reflexão-ação-reflexão na transformação da prática docente “ com a orientação da Profa. MSc. Vanda Leci Bueno Gautério.
Os acadêmicos consideram de extrema importância a participação em eventos da área, como possibilidade de socialização das atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas em sua formação inicial, bem como a possibilidade conhecer diferentes ações desenvolvidas em outras instituições. Os acadêmicos aproveitam a oportunidade para agradecer o apoio financeiro recebido da PRAE e do programa Observatório da Educação-CAPES.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arte e Matemática e uma nova lenda sobre o Tangram

Era uma vez...

Um menino que andava pelo campo quando avistou uma tela branca de pintura, na qual próxima a ela tinham muitos potes de tintas e vários pinceis.

O menino como gostava muito de pintar, pegou o pincel, e começou a pintar a tela. Muito feliz avistou seus amigos e os chamou para que juntos pintassem a tela.

Os amigos prontamente foram ao seu chamado e se divertiam pintando quando de repente um raio caiu bem no meio da tela partindo-a em 7 peças, e como em um passe de mágica as peças criaram vida e começaram a se formar em diversas figuras, figuras estas que o menino e seus amigos estavam pintando antes do raio cair sobre a tela.

Desesperados sem saber o que fazer, as crianças mostravam um certo encantamento com sua imaginação criando vida com um pouco de receio, correndo de um lado para o outro do campo vendo aquelas mágicas formas se formando em diferentes figuras, até que o menino percebe que as tintas haviam acabado e ao perceberem isso as formas haviam voltado ao lugar.

Assim eles perceberam que nada havia passado de uma linda e inesquecível viagem de sua imaginação ao mundo das formas e da magia das cores.