domingo, 6 de setembro de 2015

Banda Escola Altamir participa do Desfile Escolar



Os integrantes da Banda Musical Altamir de Lacerda participaram no dia 05 de setembro do tradicional desfile escolar promovido pela prefeitura municipal do Rio Grande. O projeto "Banda Altamir de Lacerda" foi a única proposta contemplada no ano de 2014 pelo Programa Mais Cultura nas Escolas do Governo Federal e conta com a parceria do Projeto Arte e Matemática do Instituto de Matemática, Estatística e Física - IMEF da Universidade Federal do Rio Grande - FURG diretamente ligado ao Projeto "Os sons e os números, um entrelaçamento de saberes" que tem por objetivo a iniciação musical dos alunos por meio de práticas interdisciplinares. Mesmo não tendo sido contemplado pela seleção interna da universidade para participar do Programa Mais Cultura nas Universidades e a redução das ações contempladas pelo Edital PROEXT 2016, o projeto prevê continuidade por meio da estrutura organizacional da própria escola.


















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arte e Matemática e uma nova lenda sobre o Tangram

Era uma vez...

Um menino que andava pelo campo quando avistou uma tela branca de pintura, na qual próxima a ela tinham muitos potes de tintas e vários pinceis.

O menino como gostava muito de pintar, pegou o pincel, e começou a pintar a tela. Muito feliz avistou seus amigos e os chamou para que juntos pintassem a tela.

Os amigos prontamente foram ao seu chamado e se divertiam pintando quando de repente um raio caiu bem no meio da tela partindo-a em 7 peças, e como em um passe de mágica as peças criaram vida e começaram a se formar em diversas figuras, figuras estas que o menino e seus amigos estavam pintando antes do raio cair sobre a tela.

Desesperados sem saber o que fazer, as crianças mostravam um certo encantamento com sua imaginação criando vida com um pouco de receio, correndo de um lado para o outro do campo vendo aquelas mágicas formas se formando em diferentes figuras, até que o menino percebe que as tintas haviam acabado e ao perceberem isso as formas haviam voltado ao lugar.

Assim eles perceberam que nada havia passado de uma linda e inesquecível viagem de sua imaginação ao mundo das formas e da magia das cores.