sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

I Mostra Interdisciplinar Interescolar

Foi realizada nos dias 20 e 21 de novembro a 1ª Mostra Interdisciplinar Interescolar, promovida pelo Grupo de Estudos Interdisciplinares Arte e Matemática - GEIAM, vinculado ao Instituto de Matemática, Estatística e Física - IMEF, nas dependências da Escola Municipal Dr. Altamir de Lacerda.

A mostra, contemplada pelo Edital Conjunto Propesp/Proexc de Popularização da Ciência e Tecnologia, tinha por objetivo disseminar as práticas interdisciplinares desenvolvidas nas escolas da rede pública de ensino integrantes do Programa Arte e Matemática (EEEM Dr. Augusto Duprat, EEEM Marechal Mascarenhas de Moraes, EEEM José da Silva Paes, EEEM Alfredo Ferreira Rodrigues, EMEF Frederico Ernesto Buchholz e EMEF Dr. Altamir de Lacerda). 

Nos dois dias da programação, foram desenvolvidas oficinas com os alunos e professores da Escola Altamir e também com os alunos das Escolas CIEP e Roque Aita Jr. Além das oficinas, foram apresentados trabalhos feitos pelos professores e também pelos bolsistas do GEIAM, os quais serão publicados em um livro digital que será lançado na Feira do Livro da FURG no ano de 2015. A realização da mostra enfatiza a importância da extensão universitária nas comunidades escolares, bem como a integração das comunidades envolvidas com as ações do Programa Arte e Matemática, fortalecendo a construção da ciência escolar.
































Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arte e Matemática e uma nova lenda sobre o Tangram

Era uma vez...

Um menino que andava pelo campo quando avistou uma tela branca de pintura, na qual próxima a ela tinham muitos potes de tintas e vários pinceis.

O menino como gostava muito de pintar, pegou o pincel, e começou a pintar a tela. Muito feliz avistou seus amigos e os chamou para que juntos pintassem a tela.

Os amigos prontamente foram ao seu chamado e se divertiam pintando quando de repente um raio caiu bem no meio da tela partindo-a em 7 peças, e como em um passe de mágica as peças criaram vida e começaram a se formar em diversas figuras, figuras estas que o menino e seus amigos estavam pintando antes do raio cair sobre a tela.

Desesperados sem saber o que fazer, as crianças mostravam um certo encantamento com sua imaginação criando vida com um pouco de receio, correndo de um lado para o outro do campo vendo aquelas mágicas formas se formando em diferentes figuras, até que o menino percebe que as tintas haviam acabado e ao perceberem isso as formas haviam voltado ao lugar.

Assim eles perceberam que nada havia passado de uma linda e inesquecível viagem de sua imaginação ao mundo das formas e da magia das cores.