quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Bolsista apresenta Trabalho de Conclusão de Curso de graduação com pesquisa sobre ação desenvolvida no Programa

O bolsista José Alexandre Ferreira da Costa, defendeu no dia 12 de fevereiro de 2014, o trabalho de conclusão do curso de Artes Visuais Licenciatura intitulado "A importância da abordagem interdisciplinar na formação do arte educador: um estudo de caso do Programa Arte e Matemática". No trabalho, o aluno apresentou a análise de uma das ações realizadas no âmbito do Programa, especificamente no Projeto Curtas na escola. O trabalho evidencia a importância do programa para a vida acadêmica dos sujeitos que o constituem.

RESUMO DO TRABALHO


Neste trabalho apresentamos o histórico que constitui o autor em sua escolha profissional pelo curso de Artes Visuais na modalidade licenciatura. Ao longo do texto, o autor apresenta as concepções de aprendizagem do Ensino de Arte, pautadas na metodologia interdisciplinar, através do relato e da discussão sobre uma das ações desenvolvidas no âmbito do Programa Arte e Matemática: Possibilidades Interdisciplinares na Educação Básica, vinculado ao Instituto de Matemática Estatística e Física (IMEF) da FURG. No decorrer do texto, o autor busca apresentar e discutir sobre a formação do professor em seu processo de formação inicial, analisando e discutindo sobre o que vivenciou no experienciar de sua participação no referido Programa, elucidando a importância da realização de atividades diferenciadas ainda no processo inicial de formação dos futuros arte educadores.


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Arte e Matemática e uma nova lenda sobre o Tangram

Era uma vez...

Um menino que andava pelo campo quando avistou uma tela branca de pintura, na qual próxima a ela tinham muitos potes de tintas e vários pinceis.

O menino como gostava muito de pintar, pegou o pincel, e começou a pintar a tela. Muito feliz avistou seus amigos e os chamou para que juntos pintassem a tela.

Os amigos prontamente foram ao seu chamado e se divertiam pintando quando de repente um raio caiu bem no meio da tela partindo-a em 7 peças, e como em um passe de mágica as peças criaram vida e começaram a se formar em diversas figuras, figuras estas que o menino e seus amigos estavam pintando antes do raio cair sobre a tela.

Desesperados sem saber o que fazer, as crianças mostravam um certo encantamento com sua imaginação criando vida com um pouco de receio, correndo de um lado para o outro do campo vendo aquelas mágicas formas se formando em diferentes figuras, até que o menino percebe que as tintas haviam acabado e ao perceberem isso as formas haviam voltado ao lugar.

Assim eles perceberam que nada havia passado de uma linda e inesquecível viagem de sua imaginação ao mundo das formas e da magia das cores.