quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Iniciam as ações do projeto "Arte e Matemática: curtas na escola" na Escola Estadual Mascarenhas de Moraes

Na tarde do dia 14 de agosto, nas dependências da Escola Estadual de Ensino Médio Mal. Mascarenhas de Moraes, foram iniciadas as ações do projeto "Arte e Matemática: Curtas na Escola", o qual visa trabalhar de forma interdisciplinar entre as duas áreas do conhecimento, criando um espaço de reflexão e criação de curtas metragem utilizando conceitos matemáticos e a técnica de stop-motion. As ações, destinadas a 23 alunos das séries finais do Ensino fundamental, serão realizadas uma vez por semana em turno inverso aos que os alunos estudam e terão duração de um mês.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arte e Matemática e uma nova lenda sobre o Tangram

Era uma vez...

Um menino que andava pelo campo quando avistou uma tela branca de pintura, na qual próxima a ela tinham muitos potes de tintas e vários pinceis.

O menino como gostava muito de pintar, pegou o pincel, e começou a pintar a tela. Muito feliz avistou seus amigos e os chamou para que juntos pintassem a tela.

Os amigos prontamente foram ao seu chamado e se divertiam pintando quando de repente um raio caiu bem no meio da tela partindo-a em 7 peças, e como em um passe de mágica as peças criaram vida e começaram a se formar em diversas figuras, figuras estas que o menino e seus amigos estavam pintando antes do raio cair sobre a tela.

Desesperados sem saber o que fazer, as crianças mostravam um certo encantamento com sua imaginação criando vida com um pouco de receio, correndo de um lado para o outro do campo vendo aquelas mágicas formas se formando em diferentes figuras, até que o menino percebe que as tintas haviam acabado e ao perceberem isso as formas haviam voltado ao lugar.

Assim eles perceberam que nada havia passado de uma linda e inesquecível viagem de sua imaginação ao mundo das formas e da magia das cores.