terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Bolsistas apresentam trabalhos na 11ª MPU e dois trabalhos são destacados

Os bolsistas do Grupo de Estudos Arte e Matemática - GEIAM/Projeto Arte e Matemática apresentaram nos dias 4, 5 e 6 de dezembro de 2012, 10 trabalhos no Seminário de Ensino, Seminário de Extensão e no Congresso de Iniciação Científica dentro da 11ª Mostra da Produção Universitária da FURG - 11ª MPU. Os trabalhos intitulados "Curso de pintura interdisciplinar: articulando Arte e Matemática no processo de criação", "Arte e Matemática: o movimento cubista revelado nas formas da geometria espacial", "Perspectivas interdisciplinares entre Arte e Matemática na educação Básica", "Arte e Matemática: possibilidades interdisciplinares no Ensino Superior", "Arte e Matemática: Explorando a simetria na ilusão de ótica de Escher (Op Art)", "Arte e Matemática saindo do convencional: o tangram do bi ao tridimensional", "Arte e Matemática: possibilidades interdisciplinares no ambiente educativo", "Arte e Matemática: possibilidades interdisciplinares para a alfabetização matemática", "Do mais ao menos: Arte e Matemática em movimento" e "Grupo de Estudos Interdisciplinares Arte e Matemática - GEIAM", apresentados pelos bolsistas José Alexandre da Costa, Luciane Monte, Juliana Gonzalez, Nicolli Gautério, Suélem Grellert,  Camila Rubira, Carolina  Rosa, Jéssica Dias, Fátima da Silva e Vanessa Medeiros, contemplaram a divulgação das ações desenvolvidas no âmbito do projeto Arte e Matemática e do GEIAM no ano de 2012. O trabalho apresentado pela bolsista Nicolli gautérios "Arte e Matemática possibilidades interdisciplinares para a alfabetização matemática" recebeu o prêmio de destaque e pelo segundo ano consecutivo o trabalho apresentado pela bolsistas Luciane Monte "Arte e Matemática: possibilidades interdisciplinares no ambiente educativo" também foi premiado como destaque.
Na mostra, é propiciado um espaço para a divulgações das ações desenvolvidas na universidade, potencializando nossas futuras práticas.











Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arte e Matemática e uma nova lenda sobre o Tangram

Era uma vez...

Um menino que andava pelo campo quando avistou uma tela branca de pintura, na qual próxima a ela tinham muitos potes de tintas e vários pinceis.

O menino como gostava muito de pintar, pegou o pincel, e começou a pintar a tela. Muito feliz avistou seus amigos e os chamou para que juntos pintassem a tela.

Os amigos prontamente foram ao seu chamado e se divertiam pintando quando de repente um raio caiu bem no meio da tela partindo-a em 7 peças, e como em um passe de mágica as peças criaram vida e começaram a se formar em diversas figuras, figuras estas que o menino e seus amigos estavam pintando antes do raio cair sobre a tela.

Desesperados sem saber o que fazer, as crianças mostravam um certo encantamento com sua imaginação criando vida com um pouco de receio, correndo de um lado para o outro do campo vendo aquelas mágicas formas se formando em diferentes figuras, até que o menino percebe que as tintas haviam acabado e ao perceberem isso as formas haviam voltado ao lugar.

Assim eles perceberam que nada havia passado de uma linda e inesquecível viagem de sua imaginação ao mundo das formas e da magia das cores.