sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Programa Arte e Matemática: possibilidades Interdisciplinares na Educação Básica é contemplado pelo MEC

O programa vinculado ao Instituto de Matemática, Estatística e Física - IMEF submetido ao edital PROEXT/2013 foi contemplado com recursos financeiros, (R$150.000,00 que será aplicado em bolsas de extensão, materiais permanentes e de consumo, entre outros, e também irá custear a publicação de 3 livros) para sua execução no ano de 2013. O programa é composto por cinco projetos, sendo eles: “Arte e Matemática: possibilidades Interdisciplinares no ambiente educativo”, “Arte e Matemática: possibilidades interdisciplinares na formação inicial e continuada de professores”, “Arte e Matemática: os sons e os números, um entrelaçamento de saberes”, “Arte e Matemática: curtas que revelam formas” e “Arte e Matemática: grupo de estudos interdisciplinares”, que contemplarão diretamente cerca de 2000 (dois mil) alunos e 100(cem) professores de 4 (quatro) escolas da rede pública de ensino da Cidade de Rio Grande/RS, e por envolver o trabalho direto nas escolas, abrangerá toda a comunidade escolar, na busca por desmistificar as formas de ensinar/aprender e aprender/ensinar de maneira interdisciplinar, abrindo assim espaço para outras ciências.
O programa servirá para consolidar as ações desenvolvidas pelo Grupo de Estudos Interdisciplinares Arte e Matemática por meio do projeto Arte e Matemática: possibilidades interdisciplinares no ambiente educativo, o qual foi contemplado no ano de 2011 pelo edital PROEXT 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arte e Matemática e uma nova lenda sobre o Tangram

Era uma vez...

Um menino que andava pelo campo quando avistou uma tela branca de pintura, na qual próxima a ela tinham muitos potes de tintas e vários pinceis.

O menino como gostava muito de pintar, pegou o pincel, e começou a pintar a tela. Muito feliz avistou seus amigos e os chamou para que juntos pintassem a tela.

Os amigos prontamente foram ao seu chamado e se divertiam pintando quando de repente um raio caiu bem no meio da tela partindo-a em 7 peças, e como em um passe de mágica as peças criaram vida e começaram a se formar em diversas figuras, figuras estas que o menino e seus amigos estavam pintando antes do raio cair sobre a tela.

Desesperados sem saber o que fazer, as crianças mostravam um certo encantamento com sua imaginação criando vida com um pouco de receio, correndo de um lado para o outro do campo vendo aquelas mágicas formas se formando em diferentes figuras, até que o menino percebe que as tintas haviam acabado e ao perceberem isso as formas haviam voltado ao lugar.

Assim eles perceberam que nada havia passado de uma linda e inesquecível viagem de sua imaginação ao mundo das formas e da magia das cores.