quarta-feira, 18 de julho de 2012

Equipe apresenta ações no encontro de Formação Continuada promovida pela 18ª Coordenadoria Regional de Educação


Equipe do Projeto Arte e Matemática/GEIAM, vinculado ao IMEF, participa da formação continuada com professores a convite da 18ª CRE. Apresentando as ações do grupo para cerca de 200 professores do currículo na tarde do dia 17 de julho, o GEIAM assumiu um novo desafio, o de apresentar propostas voltadas para as séries iniciais do Ensino Fundamental. Um trabalho novo e desafiador, foi assim o que os componentes do grupo definiram para tal missão, pois não estávamos acostumados a preparar atividades voltadas para este público. Na oportunidade, a fala intitulada “Arte e Matemática: possibilidades interdisciplinares para a alfabetização matemática”, apresentada por Tiago Dziekaniak Figueiredo e Vanessa Silva da Luz aos professores foi ao encontro de mostrar diversas possibilidades para trabalho interdisciplinar envolvendo as áreas de Arte e Matemática, na perspectiva de contemplação de outras áreas do saber e que compõe o currículo escolar. Após este encontro, assumimos o compromisso de planejar e estudar sobre o trabalho voltado para esta etapa de formação, apontando a necessidade de iniciar um trabalho com esta temática já nos primeiros anos de escola.

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Arte e Matemática e uma nova lenda sobre o Tangram

Era uma vez...

Um menino que andava pelo campo quando avistou uma tela branca de pintura, na qual próxima a ela tinham muitos potes de tintas e vários pinceis.

O menino como gostava muito de pintar, pegou o pincel, e começou a pintar a tela. Muito feliz avistou seus amigos e os chamou para que juntos pintassem a tela.

Os amigos prontamente foram ao seu chamado e se divertiam pintando quando de repente um raio caiu bem no meio da tela partindo-a em 7 peças, e como em um passe de mágica as peças criaram vida e começaram a se formar em diversas figuras, figuras estas que o menino e seus amigos estavam pintando antes do raio cair sobre a tela.

Desesperados sem saber o que fazer, as crianças mostravam um certo encantamento com sua imaginação criando vida com um pouco de receio, correndo de um lado para o outro do campo vendo aquelas mágicas formas se formando em diferentes figuras, até que o menino percebe que as tintas haviam acabado e ao perceberem isso as formas haviam voltado ao lugar.

Assim eles perceberam que nada havia passado de uma linda e inesquecível viagem de sua imaginação ao mundo das formas e da magia das cores.