quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Arte e Matemática: propostas interdisciplinares na educação básica foi o título da oficina realizada no V Colóquio Acadêmico de Matemática da FURG


Na Tarde do dia 11 de novembro de 2011, a equipe do projeto realizou a oficina intitulada "Arte e Matemática: propostas interdisciplinares na educação básica". A oficina foi uma das atividades do V Colóquio Acadêmico de Matemática, promovido pelo Centro Acadêmico de Matemática e pelo Instituto de Matemática, Estatística e Física - IMEF da FURG. A oficina, destinada a acadêmicos dos cursos de graduação e professores é uma das ações planejadas pelo projeto de ensino vinculado ao projeto Arte e Matemática, vinculado ao Programa Institucional de Desenvolvimento do Estudante – PDE / FURG - Subprograma de Apoio Pedagógico, Programa de Práticas Alternativas de Ensino - PPAE - Edital conjunto nº 05 / 2011.
Na oficina, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer o trabalho que está sendo desenvolvido pela equipe do projeto junto aos alunos da Escola Altamir de lacerda. Durante a realização das atividades propostas, os participantes puderam conhecer diversas possibilidades para o trabalho interdisciplinar entre a Arte e a Matemática no ambiente educativo.

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Arte e Matemática e uma nova lenda sobre o Tangram

Era uma vez...

Um menino que andava pelo campo quando avistou uma tela branca de pintura, na qual próxima a ela tinham muitos potes de tintas e vários pinceis.

O menino como gostava muito de pintar, pegou o pincel, e começou a pintar a tela. Muito feliz avistou seus amigos e os chamou para que juntos pintassem a tela.

Os amigos prontamente foram ao seu chamado e se divertiam pintando quando de repente um raio caiu bem no meio da tela partindo-a em 7 peças, e como em um passe de mágica as peças criaram vida e começaram a se formar em diversas figuras, figuras estas que o menino e seus amigos estavam pintando antes do raio cair sobre a tela.

Desesperados sem saber o que fazer, as crianças mostravam um certo encantamento com sua imaginação criando vida com um pouco de receio, correndo de um lado para o outro do campo vendo aquelas mágicas formas se formando em diferentes figuras, até que o menino percebe que as tintas haviam acabado e ao perceberem isso as formas haviam voltado ao lugar.

Assim eles perceberam que nada havia passado de uma linda e inesquecível viagem de sua imaginação ao mundo das formas e da magia das cores.