sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Projeto de Extensão e Ensino foram destacados na 10ª MPU

A equipe do projeto participou ativamente das atividades da 10ª Mostra da Produção Universitária da FURG que aconteceu de 24 a 28/10/2011 no campus Carreiros da Universidade. A semana foi marcada pelo compartilhamento de ideias e trocas de experiências entre a comunidade universitária. O projeto Arte e Matemática através de seus bolsistas apresentou 3 trabalhos nas áreas de Ensino, Pesquisa e Extensão. Dentro da Mostra, Os projetos de Extensão e Ensino foram destacados, deixando todos os integrantes de nossa equipe extremamente felizes e motivados a dar continuidade para nossas ações em 2012.

Os trabalhos apresentados foram:

"Arte e Matemática: possibilidades interdisciplinares no ambiente educativo" Apresentado e Destaque na Mostra de Extensão. Apresentado pela bolsista Luciane Monte.
"Arte e Matemática: construindo formas, transformando cores" Apresentado e Destaque no Seminário de Ensino. Apresentado pela bolsista Suélem Fonseca.
"Possibilidades interdisciplinares entre Arte e Matemática na formação de professores" Apresentado no Congresso de Iniciação Científica. Apresentado pelo bolsista José Alexandre da Costa.
Parabéns à todos os bolsistas e colaboradores do projeto, nossos destaques refletem o nosso fazer!






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arte e Matemática e uma nova lenda sobre o Tangram

Era uma vez...

Um menino que andava pelo campo quando avistou uma tela branca de pintura, na qual próxima a ela tinham muitos potes de tintas e vários pinceis.

O menino como gostava muito de pintar, pegou o pincel, e começou a pintar a tela. Muito feliz avistou seus amigos e os chamou para que juntos pintassem a tela.

Os amigos prontamente foram ao seu chamado e se divertiam pintando quando de repente um raio caiu bem no meio da tela partindo-a em 7 peças, e como em um passe de mágica as peças criaram vida e começaram a se formar em diversas figuras, figuras estas que o menino e seus amigos estavam pintando antes do raio cair sobre a tela.

Desesperados sem saber o que fazer, as crianças mostravam um certo encantamento com sua imaginação criando vida com um pouco de receio, correndo de um lado para o outro do campo vendo aquelas mágicas formas se formando em diferentes figuras, até que o menino percebe que as tintas haviam acabado e ao perceberem isso as formas haviam voltado ao lugar.

Assim eles perceberam que nada havia passado de uma linda e inesquecível viagem de sua imaginação ao mundo das formas e da magia das cores.