domingo, 4 de setembro de 2011

Equipe do projeto participa do desfile estudantil com a Escola Altamir de Lacerda

   A equipe do projeto “Arte e Matemática: possibilidades interdisciplinares no ambiente educativo” do Instituto de Matemática, Estatística e Física – IMEF, participou no último sábado, dia 03 de setembro, do tradicional desfile estudantil, o qual reúne as escolas de Ensino Fundamental e Médio da rede pública de ensino e as bandas marciais escolares. 
     Os bolsistas e coordenadores do projeto participaram do desfile, junto à Escola Municipal Dr. Altamir de Lacerda Nascimento, na qual realizam as atividades extensão com os alunos do 6º ao 9º ano da escola.
     A equipe do projeto acredita que participar destas atividades faz com que cada vez mais haja uma maior integração entre Universidade-Escola-Comunidade, caracterizando as ações de extensão como também uma ação de integração, possibilitando aos futuros professores, os bolsistas do projeto, a oportunidade de vivenciar a escola como um todo, estreitando as relações entre a formação inicial e continuada de professores, bem como proporcionar um maior envolvimento com os alunos e com a comunidade escolar.

     A equipe do projeto agradece a direção e professores da escola Altamir por todo o apoio recebido para a execução das atividades extensionistas com seus alunos.


 Na foto: Equipe do projeto, diretora e vice-diretora da escola Altamir de Lacerda

3 comentários:

  1. Olá pessoal!

    Acredito que o desfile foi um momento mágico para todos nós, pois revisitamos momentos de nossa infância. Como é bom lembrar-se do tempo da escola! É neste sentido que o grupo articula suas ações para que os estudantes possam daqui a algum tempo se lembrar com carinho do grupo e das atividades realizadas. Agradeço a escola por este espaço e por nos receberem com dedicação.
    Abraços a todos!
    Vanessa Silva da Luz

    ResponderExcluir
  2. "A alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca. E ensinar e aprender não pode dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria." Paulo Freire.

    Adorei muito ter compartilhado esse momento com vcs, a equipe do projeto Arte E Matemática é maravilhosa...
    E a Escola nos acolhe sempre com muito carinho....meu obrigada a todos d coração!

    Luciana Costa- Bolsista

    ResponderExcluir
  3. Foi maravilhoso ter participado do desfile juntamente com a escola e nossa equipe que esta cada vez mais unida nas realizações de nossos projetos. Nunca havia desfilado então o gostinho foi muito bom!!!! Agradeço principalmente a escola q nos abraçou.
    Luciane Monte - bolsista

    ResponderExcluir

Arte e Matemática e uma nova lenda sobre o Tangram

Era uma vez...

Um menino que andava pelo campo quando avistou uma tela branca de pintura, na qual próxima a ela tinham muitos potes de tintas e vários pinceis.

O menino como gostava muito de pintar, pegou o pincel, e começou a pintar a tela. Muito feliz avistou seus amigos e os chamou para que juntos pintassem a tela.

Os amigos prontamente foram ao seu chamado e se divertiam pintando quando de repente um raio caiu bem no meio da tela partindo-a em 7 peças, e como em um passe de mágica as peças criaram vida e começaram a se formar em diversas figuras, figuras estas que o menino e seus amigos estavam pintando antes do raio cair sobre a tela.

Desesperados sem saber o que fazer, as crianças mostravam um certo encantamento com sua imaginação criando vida com um pouco de receio, correndo de um lado para o outro do campo vendo aquelas mágicas formas se formando em diferentes figuras, até que o menino percebe que as tintas haviam acabado e ao perceberem isso as formas haviam voltado ao lugar.

Assim eles perceberam que nada havia passado de uma linda e inesquecível viagem de sua imaginação ao mundo das formas e da magia das cores.