sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Projeto promove o 1º Concurso Cultural de Mosaicos

O concurso é uma promoção do projeto de extensão “Arte e Matemática: possibilidade interdisciplinares no ambiente educativo”, da Universidade Federal do Rio Grande – FURG e visa estimular a produção de mosaicos e a exploração e divulgação das potencialidades artísticas e matemáticas dos jovens participantes.
O concurso é destinado a jovens do 6º a o 9º ano do Ensino Fundamental da Escola Altamir de Lacerda e tem como tema, “As cores que revelam formas, as formas que revelam sentimentos”.
As inscrições serão realizadas de 13 a 30 de setembro de 2011 e os trabalhos serão avaliados por uma comissão que será composta por professores de Artes Visuais e Matemática e pela equipe do projeto. O concurso prevê a premiação com troféus e kits do projeto aos 3 primeiros colocados, além de certificar a participação de todos inscritos, durante as comemorações do aniversário de 40 anos da escola, que será realizada em outubro no Teatro Municipal.


2 comentários:

  1. "A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe."
    ( Jean Piaget )

    Isso ja faz a diferença.....

    ResponderExcluir
  2. Comunidade Altamir de Lacerda... desde já ressalto a importancia desta ação o concurso nao tras somente o resultado... a premiaçao dos ganhadores mas sim a interaçao entre alunos ao projeto e a escola. Participem!!!!! será muito legal !!!!!
    Luciane Monte - Bolsista

    ResponderExcluir

Arte e Matemática e uma nova lenda sobre o Tangram

Era uma vez...

Um menino que andava pelo campo quando avistou uma tela branca de pintura, na qual próxima a ela tinham muitos potes de tintas e vários pinceis.

O menino como gostava muito de pintar, pegou o pincel, e começou a pintar a tela. Muito feliz avistou seus amigos e os chamou para que juntos pintassem a tela.

Os amigos prontamente foram ao seu chamado e se divertiam pintando quando de repente um raio caiu bem no meio da tela partindo-a em 7 peças, e como em um passe de mágica as peças criaram vida e começaram a se formar em diversas figuras, figuras estas que o menino e seus amigos estavam pintando antes do raio cair sobre a tela.

Desesperados sem saber o que fazer, as crianças mostravam um certo encantamento com sua imaginação criando vida com um pouco de receio, correndo de um lado para o outro do campo vendo aquelas mágicas formas se formando em diferentes figuras, até que o menino percebe que as tintas haviam acabado e ao perceberem isso as formas haviam voltado ao lugar.

Assim eles perceberam que nada havia passado de uma linda e inesquecível viagem de sua imaginação ao mundo das formas e da magia das cores.