sábado, 16 de julho de 2011

Início dos estudos

Olá pessoal!



Dia 21/07/2011 às 14h, daremos início ao grupo de estudos do projeto. Neste primeiro encontro, vamos discutir um pouco sobre o tema interdisciplinaridade, na busca pelo aperfeiçoamento de nossos saberes. Os textos que serão estudados são: "promovendo a interdisciplinaridade na escola", texto disponível no site Brasil Escola e o texto "interdisciplinaridade o que é isso?" de Jairo Gonçalves Carlos e estão disponíveis nos links http://educador.brasilescola.com/orientacoes/promovendo-interdisciplinaridade-na-escola.htm e vsites.unb.br/ppgec/dissertacoes/proposicoes/proposicao_jairocarlos.pdf .

* Os textos também estão disponíveis na pasta 729 do xerox do Centro de Convivências.

Desejo à todos um excelente estudo!

3 comentários:

  1. Olá pessoal!

    Acho que nosso primeiro encontro de estudo foi bem produtivo e gerou muitas discussões que nos farão crescer no coletivo. Distinguir o tipo de interdisciplinaridade, faz com que consigamos planejar nossas futuras atividades de forma mais eficaz. Vamos continuar estudando rumo a não termos propostas de intervenção que ocasionem uma pseudo-interdisciplinaridade!!!!abraços Tiago

    ResponderExcluir
  2. Boa noite a todos...
    Um dos enfoques do trabalho interdisciplinar, é o "estar junto" na cosntrução de práticas educativas em conjunto. Aprender a conviver,ouvir as diferentes opiniões e crescer junto na construção do conhecimento.
    Foi com grande,alegria que sai do nosso encontro acalorada de informações, de diferentes visões que com certeza nos faz um grupo em construção.
    Grande abraço,
    Rossana

    ResponderExcluir
  3. Olá pessoal,

    realmente as discussões são sempre ricas em trocas de conhecimentos. Os textos abordados nos proporcionaram momentos de grandes reflexões. Participo da opinião de que quando trabalhamos em grupo ouvindo e respeitando as opiniões diversas nos fortalecemos e nos constituímos melhores como pessoas e melhores educadores. Para compartilhar um pouco mais com o grupo trago uma passagem do texto que acredito vá ao encontro de nossos ideais.
    “No entanto, acreditamos que a riqueza da interdisciplinaridade vai muito além do plano epistemológico, teórico, metodológico e didático. Sua prática na escola cria, acima de tudo, a possibilidade do “encontro”, da “partilha”, da cooperação e do diálogo e, por isso, somos partidários da interdisciplinaridade enquanto ação conjunta dos professores.

    ”(Jairo Gonçalves Carlos Interdisciplinaridade no Ensino Médio: desafios e potencialidades Interdisciplinaridade: o que é isso?)


    ABRAÇOS!
    VANESSA

    ResponderExcluir

Arte e Matemática e uma nova lenda sobre o Tangram

Era uma vez...

Um menino que andava pelo campo quando avistou uma tela branca de pintura, na qual próxima a ela tinham muitos potes de tintas e vários pinceis.

O menino como gostava muito de pintar, pegou o pincel, e começou a pintar a tela. Muito feliz avistou seus amigos e os chamou para que juntos pintassem a tela.

Os amigos prontamente foram ao seu chamado e se divertiam pintando quando de repente um raio caiu bem no meio da tela partindo-a em 7 peças, e como em um passe de mágica as peças criaram vida e começaram a se formar em diversas figuras, figuras estas que o menino e seus amigos estavam pintando antes do raio cair sobre a tela.

Desesperados sem saber o que fazer, as crianças mostravam um certo encantamento com sua imaginação criando vida com um pouco de receio, correndo de um lado para o outro do campo vendo aquelas mágicas formas se formando em diferentes figuras, até que o menino percebe que as tintas haviam acabado e ao perceberem isso as formas haviam voltado ao lugar.

Assim eles perceberam que nada havia passado de uma linda e inesquecível viagem de sua imaginação ao mundo das formas e da magia das cores.